Implantes dentários

A Implantologia é uma área cirúrgica da medicina dentária ligada à reabilitação oral e que se dedica à colocação de implantes dentários com o objetivo de:

  • suprimir, de forma permanente e segura, a falta de dentes parcial, total ou unitária;
  • servir de suporte a pontes dentárias ou a próteses dentárias (semifixas ou fixas).

Em termos práticos, os implantes dentários são parafusos de titânio, introduzidos na maxila ou na mandíbula, que substituem a raiz de um dente ausente, e que vão suportar as coroas (de acrílico se forem provisórias e de cerâmica nos casos definitivos) colocadas sobre eles. Esta solução, apesar de ser a mais cara do mercado (preços dos implantes dentários variam consoante os materiais usados, número de consultas, tipo de técnicas aplicadas e quantidade de dentes a repor), é muito mais vantajosa, em termos de estética e de funcionalidade do que as tradicionais próteses (dentadura fixa ou removível).

Tipos de implantes

Implantes imediatos


Os implantes imediatos – também conhecidos como implantes em carga imediata, implantes na hora ou implantes no dia – consistem na colocação, numa só consulta, de coroas em acrílico fixas aos implantes (parafusos de titânio introduzidos na maxila ou na mandíbula).

Terminada a fase de osteointegração dos implantes e após a cicatrização dos tecidos (cerca de três meses) são feitos novos moldes e as coroas em acrílico são substituídas por coroas em cerâmica, muito mais resistentes e esteticamente mais perfeitas.

Para proceder a este tratamento, é conveniente aguardar algum tempo após a perda dentária, para permitir a cicatrização do osso e da gengiva. No entanto, em alguns casos, também é possível no próprio dia da extração de dentes sem viabilidade colocar implantes de carga imediata.

Apesar de todas as vantagens associadas a este método, que pode integrar a técnica all on four (quatro implantes para sustentar a prótese dentária), nem todos os pacientes podem beneficiar desta solução provisória dado não reunirem condições (nomeadamente no que diz respeito à quantidade e à qualidade óssea).


MARCAR CONSULTA

Próteses sobre implantes

(Implantes para próteses dentárias)

As próteses sobre implantes podem ser semifixas ou fixas (aparafusadas):

  • Prótese overdenture (sobredentadura): é uma prótese de resina semifixa, pois, apesar de estar encaixada sobre implantes (tem a vantagem de precisar de apenas dois ou quatro implantes, possibilidade de usar a técnica all on four), o paciente pode retirá-la a qualquer momento. Em relação às dentaduras tradicionais, a prótese overdenture confere maior estabilidade e retenção, não possui acrílico a tapar o céu da boca (palato) e é mais fácil de limpar do que uma fixa.
  • Prótese fixa sobre implantes: As próteses fixas (ou aparafusadas) sobre implantes são em acrílico ou híbridas (como tem a estrutura em metal e é revestida em acrílico é mais resistente) e têm a vantagem de serem mais estáveis e confortáveis do que uma prótese overdenture. Normalmente necessitam de quatro ou seis implantes (possibilidade de aplicar o método all on four) para se fixarem e, em alguns casos, de excertos ósseos e/ou de reconstrução gengival. Apesar de serem mais duradouras e esteticamente mais perfeitas do que as removíveis, estas próteses são mais difíceis de higienizar e, caso algum dente de acrílico se estrague, a sua reconstrução é mais complexa.
  • Pontes dentárias fixas para implantes: A este nível existem pontes metalocerâmicas aparafusadas e pontes de zircónio. Enquanto as primeiras são mais duráveis, pois integram na sua constituição metal, as segundas são esteticamente mais bonitas, precisamente por não possuírem metal.

MARCAR CONSULTA

Implantes all on four


Os implantes all on four (técnica all on four) são a melhor opção para os casos considerados “perdidos”, permitindo a desdentados totais uma reabilitação eficaz, normalmente sem necessidade de recorrer a enxertos de osso.

O procedimento consiste em colocar quatro implantes de dentes inclinados até 30 graus na região anterior dos maxilares, precisamente por esta zona ter mais densidade óssea. O método all on four aumenta, assim, a base de sustentação, permitindo aparafusar próteses fixas híbridas ou de cerâmica (acrílico) com doze dentes.


MARCAR CONSULTA

Vantagens dos implantes dentários


  • é uma prótese totalmente fixa, estável e de dimensões reduzidas;
  • não causa dor, desconforto ou irritação como pode acontecer com dentaduras;
  • melhoria substancial do seu sorriso, dado serem a solução mais natural para o caso da falta de dentes;
  • aumento da confiança e da autoestima do paciente, pois já pode sorrir sem inibições;
  • permitem manter a estrutura óssea da cara que se perde com a ausência de dentes;
  • melhoria, ou mesmo recuperação total, da função mastigatória e da fala;
  • a sua durabilidade é vitalícia (salvo raras exceções) e têm uma taxa de sucesso de 98%;
  • ajudam a manter a saúde dos dentes vizinhos, pois estes não são desgastados como acontece quando se usam pontes sobre dentes;
  • são o suporte ideal para próteses dentárias (mais conhecidas como dentaduras ou placas dentárias);
  • como são soluções artificiais não há espaço para cáries nem para outras doenças;
  • facilitam a higiene oral, pois não há depósito de restos de alimentos nem de placa bacteriana.

MARCAR CONSULTA

Desvantagens dos implantes dentários


  • necessidade de um período de cicatrização do implante para a coroa definitiva ser fixada;
  • são a solução mais cara do mercado para a falta de dentes;
  • apesar de quase todas as pessoas poderem ter esta prótese dentária, há algumas doenças, como a diabetes não controlada e o cancro, que podem inviabilizar este tratamento.

MARCAR CONSULTA

Contraindicações dos implantes dentários


As contraindicações dos implantes dentários são raras e muitas vezes temporárias, não sendo um tratamento adequado, por exemplo, em casos de diabetes não controlada e em pessoas com problemas oncológicos recentes.


MARCAR CONSULTA

Preço de implantes dentários


O preço dos implantes dentários varia mediante a qualidade dos materiais utilizados, do número de dentes a introduzir, do tipo de técnica utilizada (com ou sem prótese), da quantidade de consultas necessárias e também de tratamentos associados para uma maior eficácia (criar gengiva, acrescentar osso…).

Apesar de serem as soluções mais dispendiosas do mercado (comparando com as próteses) para suprimir a falta de dentes, na verdade, como são permanentes, duradouras e confortáveis, o investimento acaba por compensar a longo prazo.


MARCAR CONSULTA

Limpeza de implantes dentários


Apesar de serem soluções artificiais e, como tal não estarem sujeitas a cáries e a outras doenças, a limpeza de implantes dentários é de extrema importância para manter a gengiva à sua volta e toda a dentição saudáveis.

Neste sentido, para uma correta manutenção dos implantes dentários é fundamental que escove os dentes com uma boa pasta dentífrica pelo menos duas vezes ao dia e que use fio dental e elixir com frequência (uma vez ao dia é o ideal). Aconselhamos ainda que semestralmente marque uma consulta no seu dentista, para que seja feita uma avaliação e uma limpeza (se for necessário) aos seus implantes.


MARCAR CONSULTA

CONHEÇA A NOSSA CLÍNICA. AGENDE JÁ A SUA VISITA