Facetas dentárias

As facetas dentárias – que integram facetas de porcelana/cerâmica, facetas de resina e lentes de contacto dental – são próteses muito finas que são coladas ou cimentadas na frente dos dentes, previamente desgastados, no sentido de proporcionar uma aparência natural aos mesmos.

Estas “capas” funcionam como uma alternativa eficaz aos tratamentos de ortodontia (aparelhos), e são utilizadas para corrigir diversas situações como:

  • dentes partidos;
  • dentes lascados;
  • dentes fraturados
  • dentes manchados;
  • dentes desgastados;
  • dentes tortos;
  • dentes desiguais;
  • dentes desalinhados;
  • dentes transparentes;
  • dentes com espaçamento (diastemas).

Tipos de facetas dentárias

Atualmente, existem no mercado três tipos de facetas dentárias:

Facetas de porcelana/cerâmica

As facetas de porcelana/cerâmica são soluções indiretas, pois são feitas em laboratório, a partir de um molde tirado ao dente original. Posteriormente, o dente natural sofre um desgaste para que a faceta possa ser devidamente colada com cimento resinoso.

A cor a aplicar será de acordo com a da restante dentição. Esta restauração é a mais cara, mas também é a mais durável e esteticamente mais perfeita. Todavia, quando estas lâminas sofrem algum dano são mais difíceis de tratar do que as de resina.


MARCAR CONSULTA

Facetas de resina (compostas ou de acrílico)

As facetas de resina (facetas de acrílico ou facetas compostas) podem ser diretas – quando são feitas no consultório (o dente é desgastado e a imperfeição é tapada com massa/compósito de modo a ficar uniforme) – e indiretas (quando são feitas em laboratório).

Apesar de serem as soluções mais económicas, rápidas e fáceis de consertar quando há algum problema, têm a desvantagem de serem restaurações orais menos naturais e duradouras.


MARCAR CONSULTA

Lente de contacto dental (laminados ultrafinos)

    A lente de contacto dental (ou faceta laminada ultrafina) é uma lâmina de cerâmica muito fina – oscila ente os 0,2 a 0,5 mm de espessura – que é indicada para quem pretende corrigir pequenos problemas de forma, textura, alinhamento, espaçamento e simetria dos dentes.

    Estas capas distinguem-se das de resina e das de porcelana pois exigem muito pouco, ou até mesmo nenhum, desgaste do dente para posteriormente colar a lâmina.

    Esta solução não-invasiva, como é translucida, semelhante à da camada mais externa dos dentes, mimetiza a superfície dentária permitindo obter um resultado natural. No entanto, precisamente por ser muito fina, esta faceta não permite corrigir alterações de cor.


MARCAR CONSULTA

Vantagens das facetas dentárias


  • melhoria da estética dentária;
  • anatomia bucal mais correta;
  • melhoria da higiene oral;
  • melhoria da saúde gengival;
  • melhoria das funções fonéticas e de mastigação;
  • possibilidade de reparação em caso de lascas, fraturas ou manchas.

MARCAR CONSULTA

Desvantagens das facetas dentárias


  • o procedimento de desgaste do dente para a faceta ser colada é irreversível;
  • se a dentina estiver muito manchada, o dente poderá ter uma aparência mais escura quando o esmalte for desgastado, comprometendo a restauração final em termos de cor.

MARCAR CONSULTA

Preços das facetas dentárias


O preço das facetas dentárias varia mediante a técnica (se a lâmina é feita em laboratório ou em consultório), o tipo de material (faceta de porcelana, faceta de resina – composta ou acrílica – e lente de contacto dental) e o número de dentes considerados no tratamento.

Nas facetas de porcelana/cerâmica o preço é mais elevado pois é uma solução com mais qualidade, esteticamente mais perfeita e mais durável.

As facetas de resina (compostas ou de acrílico) são as opções mais económicas. Quando feitas no próprio consultório são ainda mais baratas do que quando fabricadas à medida em laboratório. No entanto, estas lâminas também não são tão bonitas nem resistentes como as de porcelana.

Por outro lado, a lente de contacto dental, a solução mais recente do mercado, é a mais cara, mas não se aplica a todas as situações, nomeadamente quando o problema tem que ver com a coloração do dente, por ser demasiado fina.


MARCAR CONSULTA

Limpeza das facetas dentárias


A limpeza das facetas dentárias é em tudo igual ao resto dos dentes naturais. Desta forma, deve escovar sempre os seus dentes duas vezes ao dia com uma pasta dentífrica com flúor e, pelo menos à noite, usar fio dental e elixir. Todas estas ações diárias ajudam a remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana responsável pela cárie e por problemas gengivais.


MARCAR CONSULTA

Duração das facetas dentárias


As facetas dentárias duram, em média, 10 anos, podendo, nesse intervalo de tempo, ser necessário proceder a uma reparação ou mesmo substituição da lâmina aplicada. Tudo depende da técnica usada pelo dentista e dos cuidados pessoais, de higiene e alimentares, dos pacientes.


MARCAR CONSULTA

CONHEÇA A NOSSA CLÍNICA. AGENDE JÁ A SUA VISITA