Cirurgia Oral

A cirurgia oral é uma especialidade multidisciplinar que, através de um ato operatório, se dedica à extração de dentes (do siso, com cáries profundas, sem suporte ósseo…) e ao tratamento de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas, nomeadamente de quistos, tumores e infeções faciais.

Este tipo de intervenções permitem não só uma melhoria significativa a nível estético como também no que diz respeito a funções fonéticas, de mastigação e de deglutição, contribuindo assim para o bem-estar e conforto dos pacientes e, em muitas situações, para a sua própria autoestima.

Em inúmeros casos, a cirurgia oral trabalha em estrita articulação com outras áreas da medicina dentária, pois a situação clínica do paciente pode exigir soluções como implantes, aparelhos, reconstruções, próteses, entre outras.

Além disso, uma cirurgia oral de qualidade também só é possível quando a clínica possui um serviço de imagiologia e de meios tecnológicos eficientes e inovadores. A este nível, a Medical Trust dispõe de exames complementares de diagnóstico como raio-X (ortopantografia) e telerradiografia, e ainda de um laboratório de próteses (o que permite realizar trabalhos no próprio dia e reduzir os custos dos mesmos).

Extração de dentes

A extração de dentes normalmente é realizada com anestesia local e pode ser motivada por diversas necessidades:
  • cáries profundas e não restauráveis;
  • perda óssea elevada (periodontite);
  • para ganhar espaço na arcada dentária;
  • dentes inclusos (que não erupcionaram, normalmente por falta de espaço, podem causar dor, inflamação, sobreposições e destruição de dentes vizinhos);
  • dentes do siso (últimos molares), inclusos nos maxilares ou sem espaço para nascer;
  • dentes extras (supranumerários).

Para cada problema específico, a Medical Trust dispõe de técnicas inovadoras e de acompanhamento pós-cirúrgico adequado.


MARCAR CONSULTA

Tratamento de infeções faciais

As infeções faciais podem afetar os tecidos da cavidade oral, glândulas salivares e também os próprios nervos.

Causadas por microrganismos variados (bactérias, vírus, fungos…), estes problemas bucais são normalmente tratados apenas com medicação, nomeadamente antibióticos.

No entanto, em situações mais complexas, a intervenção cirúrgica é o procedimento necessário para efetuar um correto e eficaz tratamento.


MARCAR CONSULTA

Remoção de quistos e de tumores

A remoção de quistos e de tumores nos dentes, ossos e/ou gengivas é um procedimento cirúrgico relativamente simples e que, dependendo da gravidade da patologia, envolve técnicas específicas para cada tipo de lesão, bem como um acompanhamento pós-cirúrgico que pode ser breve ou durar mesmo alguns anos.

Com esta intervenção, o paciente está a investir na sua saúde oral, mas também previne, na situação dos tumores (designados de mixomas ou de neoplasias bucais) situações mais complexas que possam surgir noutros órgãos.


MARCAR CONSULTA

Tratamento de deformações dentárias e esqueléticas

A Medical Trust é uma clínica que tem tratamentos adequados a deformações do esqueleto facial motivadas por questões relacionadas com os dentes, como é o caso do prognatismo (a mandíbula avançada, queixo proeminente, pode resultar em problemas de mastigação, de respiração e muitas vezes de fala) e do retrognatismo (recuo da mandíbula, queixo para trás, podendo causar distúrbios do sono, como apneia, de mastigação e também respiratórios.

Estas anomalias dentofaciais implicam um tratamento a nível de ortodontia (aparelho) seguido de cirurgia ortognática, normalmente realizada com anestesia geral, durante a qual são realizados cortes no osso que permitem o seu correto reposicionamento.

Esta intervenção – que envolve ossos, dentes e músculos – vai permitir tornar o rosto dos pacientes mais harmonioso, contribuindo assim para a autoestima dos mesmos.


MARCAR CONSULTA

Tratamento da disfunção da articulação temporomandibular (ATM)

A articulação temporomandibular (ATM), situada junto ao ouvido, faz a ligação entre a mandíbula e o crânio. No entanto, quando se verificam disfunções a este nível, normalmente em causa estão problemas dentários que provocam desequilíbrio nas articulações, músculos e ligamentos.

Nestes casos, os principais sintomas prendem-se com dores de cabeça, ouvidos, olhos e pescoço, e também com enjoos, tonturas, zumbidos e dificuldades na mastigação.

Desta forma, para conseguir recuperar as funções da ATM, é necessário que se efetuem tratamentos de ordotondia (aparelhos), implantologia de dentes ou proceder a uma cirurgia ortognática (para tratamento de deformações faciais decorrentes de problemas dentários).


MARCAR CONSULTA

Tratamento de doenças ligadas às glândulas salivares

As glândulas salivares, responsáveis pela produção e secreção de saliva, existem no interior e também em torno da cavidade bucal. Quando sofrem alterações, um dos sintomas mais frequentes é precisamente a boca seca (xerostomia), o que origina problemas no que concerne à mastigação, deglutição, fala e respiração.

Na origem desta disfunção podem estar infeções bacterianas ou virais, tumores ou doenças para as quais ainda não existe cura (como diabetes, lúpus, Alzheimer, HIV…), ou mesmo a ação de alguns fármacos.

Desta forma, para perceber qual é, de facto, a causa dos problemas a nível de glândulas salivares, ter meios de diagnóstico adequados, como o raio-X, que a Medical Trust dispõe, são fundamentais.


MARCAR CONSULTA

CONHEÇA A NOSSA CLÍNICA. AGENDE JÁ A SUA VISITA